Novo concurso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para o cargo de auxiliar técnico de educação pede apenas ensino médio e têm inicial de R$ 1,4 mil.
Agora é oficial. O prefeito Bruno Covas divulgou, por meio de publicação em diário oficial, neste sábado, 22 de setembro, a autorização para que seja realizado o novo concurso público da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) para o cargo de auxiliar técnico de educação. A oferta será de 1.109 vagas e supera o pedido inicialmente feito para a Secretaria da Fazenda, que era de 582 postos.
Com a autorização, o próximo passo é formar a comissão do concurso, para que possa ser iniciado o processo de escolha da banca. Somente então poderá ser definida a data de publicação do edital de abertura de inscrições.
A carreira de auxiliar técnico de educação requer certificado de ensino médio ou diploma de curso técnico, desde que emitidos por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O piso atual para o cargo corresponde ao valor de R$ 1.444,17, para jornadas básicas de trabalho de 40 horas semanais.
Atribuições do auxiliar técnico de educação
Este profissional da SME/SP pode atuar em duas áreas: inspeção escolar ou serviços de secretaria.
No caso da especialidade de inspeção escolar, o auxiliar deve dar atendimento e acompanhamento aos alunos nos horários de entrada, saída, recreio e em outros períodos em que não houver a assistência do professor; comunicar à direção da escola eventuais enfermidades ou acidentes ocorridos com os alunos, bem como outras ocorrências graves; participar de programas e projetos definidos no projeto político-pedagógico da unidade educacional que visem à prevenção de acidentes e de uso indevido de substâncias nocivas à saúde dos alunos; entre outras atividades.
Já o auxiliar de serviços de secretaria tem a função de receber, classificar, arquivar, instruir e encaminhar documentos ou expedientes de funcionários e de alunos da escola, garantindo sua atualização; controlar e registrar dados relativos à vida funcional dos servidores da escola e à vida escolar dos alunos; digitar documentos, expedientes e processos, inclusive os de natureza didático-pedagógica; entre outras atividades.
Último concurso da SME/SP
A seleção anterior da SME/SP para auxiliar técnico de educação ocorreu em 2013 e contemplou um total de 493 vagas, sendo 25 para portadores de deficiência.
Sob a organização da Cetro Concursos, a triagem constou de uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha e de um teste dissertativo sobre uma redação com três situações-problema relacionadas ao conteúdo programático.
Das perguntas da avaliação objetiva, 15 foram de português, 15 de matemática, dez de conhecimentos gerais e atualidades, dez de noções de informática e dez de legislação.
Fonte: JC Concursos