Edição terá 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Para participar, é preciso ter feito o Enem. Os candidatos já podem pesquisar as vagas disponíveis no site do Sisu.

De terça-feira (21) até sexta-feira (24), estará aberta a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite que candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disputem uma vaga nas universidades públicas participantes. São 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

A inscrição é feita pela internet com a nota do Enem, que deve ser divulgada nesta sexta-feira (17), segundo o calendário do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova.

No site do Sisu, é possível escolher duas opções de cursos, em diferentes universidades federais e estaduais espalhadas pelo país. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Para fazer esse planejamento, basta acessar o site http://sisu.mec.gov.br/cursos e fazer a escolha por nome do curso, instituição ou município.

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu:

I – As inscrições vão de 21/1 a 24/1;

II – É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção);

III – O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem;

IV – A primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1;

V – Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;

VI – O resultado da chamada regular sai no dia 28/1;

VII – Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção (leia mais abaixo);

VIII – O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;

IX – A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4.

Para qual universidade posso me inscrever no Sisu? Que curso escolher?

Entre no site do Sisu;

Pesquise por universidade, curso, ou município.

Mesmo antes do período de inscrição, o candidato já pode consultar o site do Sisu para saber quais universidades participam da seleção e quais cursos elas oferecem. Este ano, 128 instituições participam da seleção.

Eu preciso entrar no Sisu todos os dias?

Acompanhe as inscrições durante o período em que elas estiverem abertas;

As notas variam todo os dias de acordo com as pessoas que estão se inscrevendo;

Não deixe para se inscrever no último dia.

Conforme os candidatos vão se inscrevendo, a disputa vai ficando mais acirrada porque o sistema seleciona os estudantes pela nota do Enem. Assim, se um candidato com nota maior se inscreve depois, ele passa à frente do candidato que já estava inscrito.

Fonte: G1