Secretaria Estadual de Educação já encaminhou pedido para realização de novo concurso para professores, sendo 15 mil para concurso de efetivos e 12.500 para temporários.
A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) enviou um novo pedido para a Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP), reforçando solicitação enviada em 2017, para que seja autorizada a contratação de novos professores de educação básica II (PEB II) para o ano letivo de 2019. O novo pedido supera, em muito, a solicitação anterior, que era de 6 mil vagas. Agora, a solicitação, encaminhada em maio, prevê o preenchimento de nada menos do que 27.500 vagas para o próximo ano, sendo 15 mil para a realização de novo concurso público para efetivos e mais 12.500 para contratações temporárias, no decorrer do ano.
A necessidade de realização do novo concurso já havia sido anunciada diversas vezes, no decorrer de 2017, pelo então secretário de educação, José Renato Nalini, condição agora reforçada pelo seu sucessor, João Cury Neto, com o novo pedido enviado para a Secretaria de Gestão. Agora, cabe ao órgão avaliar as condições financeiras para a contratação dos novos servidores, para que o processo possa ser encaminhado para autorização do governador Márcio França.
De acordo com o pedido encaminhado pelo órgão, do total de postos para o concurso de efetivos, 10.230 são para a ampliação da rede de ensino e 4.770 para reposição de servidores. O pedido, caso atendido pelo governo, prevê a nomeação dos aprovados em agosto de 2019. Já as solicitações de temporários são para eventuais necessidades que forem surgindo durante todo o ano, independente da realização do concurso para efetivos.
Vale lembrar que, mesmo com o pedido para preenchimento de vagas efetivas a partir de agosto de 2019, nada impede que a autorização do novo certame ocorre ainda no segundo semestre deste ano, tendo em vista o longo tempo necessário, após a autorização, para a contratação da banca, elaboração e aplicação das provas e divulgação dos resultados.
Para concorrer ao cargo é necessário possuir formação de nível superior, com licenciatura na respectiva área de atuação. A remuneração básica inicial da carreira é de R$ 1.938,75, com jornada de trabalho de 30 horas semanais. De acordo com o plano de carreiras, a remuneração de um professor veterano chega a R$ 3.899,94.
Os concursos para o magistério costumam ser bastante disputados, tendo em vista que a última seleção para PEB II, considerada uma das maiores já realizadas pelo estado, registrou nada menos do que 322.700 inscritos para a generosa oferta inicial de 59 mil oportunidades.
Fonte: JC Concursos