Os quase 4 milhões de participantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 se preparam agora para conferir as notas na Página do Participante. A expectativa é grande, já que um bom desempenho será a porta de entrada para as faculdades e universidades de todo o país. Os resultados serão divulgados em 17 de janeiro.

Além de conferir a nota final na página, os participantes terão acesso ao seu número de inscrição, que é imprescindível, por exemplo, para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Entretanto, os participantes que não se lembram da senha escolhida poderão solicitar a redefinição e cadastrar uma nova.

Para auxiliar esse público, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, orienta como recuperar a senha ou alterar o endereço de e-mail cadastrado, para receber as informações relativas à inscrição.

Acesse a Página do Participante do Enem e siga as instruções abaixo:

1 – Responda ao desafio de segurança proposto pela Nanda, uma personagem digital. O desafio é importante para evitar o acesso de robôs;

2 – Informe o seu CPF na Página do Participante e, em seguida, insira a senha. Caso você não se lembre da senha registrada na inscrição, clique no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento;

3 – O sistema vai pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição;

4 – Se o participante optar por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Caso não encontre, vale olhar na caixa de spam! Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser apenas trocar o endereço do correio eletrônico é só seguir as orientações;

5 – O participante deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail;

6 – Pronto! O Inep vai enviar a senha para o novo e-mail e o participante poderá acompanhar suas notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos.

A utilização da senha do Enem será muito importante ainda por um tempo. Por isso, guarde-a em um local com segurança, mas que seja de fácil acesso. Quando você for escolher sua instituição e/ou ingressar em algum programa para educação superior do Governo Federal, vai precisar de seus dados no cadastro do Enem. Fique atento ao período de inscrições depois de consultar os resultados do exame.

Prepare-se para o Enem 2020

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) fica aberto entre 21 e 24 de janeiro, para quem quer se candidatar a uma vaga nas instituições públicas. Para se inscrever, o participante precisa ter feito o Enem e obtido nota maior do que zero na redação. É necessário ter o número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no portal do Enem.

ProUni

Para quem vai se candidatar a bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares, o Programa Universidade para Todos receberá as inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2020, entre 28 e 31 de janeiro. Podem se inscrever brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenham realizado o Enem 2019. O participante deverá acessar o site do ProUni, informar seu número de inscrição no Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada na Página do Participante.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do ProUni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fies. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Fonte: Inep