A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), abre as inscrições para o vestibular 2019 em 13 de agosto. O período se encerra em 14 de setembro. 

A informação foi publicada em Resolução no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em 28 de junho. Os interessados deverão fazer a inscrição por meio da internet, apenas no site www.fuvest.br e pagar a taxa de inscrição de R$ 170, mesmo valor cobrado no vestibular 2018.

Conforme anunciado anteriormente pela Fuvest, agora o processo seletivo adotará inscrições por modalidades de vagas. No ato da inscrição, depois de escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando também terá que optar por uma das três opções de ingresso: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Prepare-se para o vestibular Fuvest 2019

  • AC: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
  • EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • PPI: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Para o vestibular 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outra forma de ingresso na universidade. Desses 40%, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com essas alterações, a concessão de bônus deixa de existir. 

Vagas

Na última quinta-feira (28), a USP também divulgou as vagas oferecidas para o vestibular 2019. No total, serão 11.147 vagas, das quais 8.365 destinadas para a Fuvest e 2.782 vagas para o Sisu.

Do total de 8.365 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 6.134 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência, 1.475 vagas para candidatos EP e 756 para PPI.

Provas

Em maio, a USP aprovou outras mudanças para a Fuvest. As provas serão aplicadas em duas etapas. A primeira fase, constituída de 90 questões objetivas sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio, acontecerá em 25 de novembro. Já a segunda fase, que teve a diminuição de três para dois dias de provas, será aplicada em 6 e 7 de janeiro de 2019.

No primeiro dia da segunda fase, os candidatos irão enfrentar as questões de português e redação, que permanecem iguais aos vestibulares anteriores. No entanto, no segundo dia haverá disciplinas específicas (ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida), cuja quantidade aumentou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade.

Fonte: guiadoestudante.abril.com.br

Posts Recentes

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo

Cadastre seu email e fique por dentro de nossos lançamentos,
promoções e novidades exclusivas.