Search

VESTIBULINHO

Está aberto o período de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Os interessados em iniciar os estudos no primeiro semestre de 2023, têm até as 15 horas de 18 de novembro para se inscrever, exclusivamente pela internet. O valor da taxa é de R$ 33. O exame será aplicado em 18 de dezembro, a partir das 8 horas, e terá três horas de duração.

O Vestibulinho oferece mais de 88 mil vagas para todo o Estado de São Paulo para Cursos Técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

As vagas para Cursos Técnicos são destinadas às Etecs e Classes Descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Este ano, o processo seletivo vai oferecer duas novas Especializações Técnicas: Análise de Dados para Questões Sociais (20 vagas), na Etec Cepam, e Guia de Turismo Internacional (25 vagas), na Etec Carlos de Campos, ambas as unidades na Capital.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Cursos Técnicos

Do total de vagas oferecidas, 45.628 vagas são para cursos técnicos. Os interessados podem escolher entre mais de 80 opções de cursos, com duração de três ou quatro semestres.

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas de Curso Técnico, deve:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Ensino Médio Integrado ao Técnico

Nesta opção de formação profissional o processo seletivo disponibiliza 37.939 vagas, incluindo os períodos da manhã, tarde, noite e integral. Os interessados podem escolher entre 66 opções de cursos integrados.

 

Você está pronto para prestar esse concurso?

Venha se preparar com quem aprova de verdade!

Agora é sua vez de ser aprovado e ter sucesso.
+ de 10 mil alunos aprovados.

Veja o depoimento do nosso aluna Renato, aprovado no curso de Engenharia na FEDERAL de Santa Catarina! 

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo

Cadastre seu email e fique por dentro de nossos lançamentos,
promoções e novidades exclusivas.