Oportunidades do novo concurso do Detran SP serão para os cargos de oficial estadual de trânsito I e agente estadual de trânsito I. Níveis médio e superior de ensino.

Avançaram os preparativos para a realização do concurso do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP). O órgão, finalmente, escolheu por meio de dispensa licitação a banca organizadora.

Como era esperado, a empresa selecionada foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Agora, no decorrer dos próximos dias deve ser assinado o contrato de prestação de serviços entre ambas as partes.

A expectativa é que o certame seja lançado antes do prazo limite, que é janeiro de 2019. Ele contemplará um total de 575 vagas, sendo 375 de oficial estadual de trânsito I e 200 para agente estadual de trânsito I.

A comissão do concurso do Detran SP é composta pelos seguintes membros titulares: Izadora Rodrigues Normando Simões, Carine de Amorim Nogueira Calvo, Neusa Maria Lopes, Wellington Cruz Barbosa e Fatima Regina de Souza. Como suplentes são: Daniele Luiz Vilela, Lorenzo Santiago Junqueira Franco, José Iberê Fernandes Junior e Luiz Carlos Krzyzanovski da Silva.

A carreira de oficial estadual de trânsito I se destina aos candidatos que possuem certificado de ensino médio ou de curso técnico, desde que emitido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A remuneração inicial é de R$ 1.863.

Profissionais com formação superior em diversas áreas de atuação e com carteira nacional de habilitação o mínimo “B” poderão concorrer ao posto de agente estadual de trânsito I. O salário vigente corresponde ao valor de R$ 4.657,50.

Concurso Detran SP: atribuições dos cargos 

O oficial desempenhará atividades administrativas, como verificação, registro e expedição de documentos, seja de veículos ou de habilitação, além de atuar no atendimento ao público nas unidades de trânsito.

Com relação ao agente, este profissional executará atividades nas áreas: administrativa, jurídica, financeira, de recursos humanos, de controle de credenciados e de educação para o trânsito, entre outras. Também poderá atuar como vistoriador de veículos e de examinador de trânsito nas provas práticas de direção veicular. Nesses casos, o Detran SP oferecerá os cursos de formação específica para essas atividades.

Concurso Detran SP: edital de 2013

Em 2013, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo lançou edital com 1.200 oportunidades distribuídas igualmente entre os empregos públicos de agente e oficial.

A seleção foi organizada pela Fundação Vunesp e teve chances para a capital, região metropolitana e nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Marília, Mogi Guaçu, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

O processo seletivo constou de provas objetivas com questões de múltipla escolha sobre conhecimentos básicos e específicos, além de avaliação de documento.

No caso do oficial, o teste objetivo apresentou 12 perguntas de língua portuguesa, cinco de matemática, quatro de legislação, quatro de noções de informática e 25 de legislação de trânsito. Já para agente, foram dez itens de língua portuguesa, cinco de matemática, sete de direito administrativo, quatro de legislação, quatro de noções de informática, 22 de legislação de trânsito e oito de gestão pública.

Fonte: JC Concurso