No vídeo, dirigente dá detalhes sobre como será o processo de inscrição, previsto para começar no dia 21 de novembro e se estender até o dia 10 de janeiro de 2023
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, divulgou hoje, dia 11 de novembro, um vídeo em que fala sobre a decisão do Conselho Universitário de adotar um novo sistema de ingresso na graduação, o Enem USP.
No vídeo, o reitor dá detalhes sobre como será o processo de inscrição no sistema, previsto para começar no dia 21 de novembro e se estender até o dia 10 de janeiro de 2023. A taxa de inscrição custará R$ 10, mas estão isentos desse pagamento os candidatos que já se inscreveram na Fuvest; os candidatos que se enquadrem nas categorias L1 e L2, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; os alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, o Cadúnico; e aqueles que apresentem uma autodeclaração que indique necessidade econômica.
Na inscrição, o candidato deverá indicar sua área de interesse – Exatas, Biológicas ou Humanas – e três cursos dentro da respectiva área. De 15 a 29 de janeiro, o candidato terá a oportunidade de alterar esta opção. A chamada dos aprovados será realizada na mesma data da Fuvest, sendo a primeira no período de 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023.
“Sei que, para quem está prestando vestibular, qualquer mudança pode ser motivo de apreensão. Mas quero tranquilizar a todos que não haverá nenhuma dificuldade em se inscrever no novo sistema. O importante é que o candidato se dedique para ir bem na prova do Enem, que será realizada nos próximos dois domingos, dias 13 e 20 de novembro, para que tenha condições competitivas de poder ingressar na USP no ano que vem”, afirmou o reitor.
Assista, a seguir, à íntegra do vídeo.
Fonte: Jornal da USP
Como é e como funciona este curso dentro da grade Alfa Brasil
O curso oferece a inserção do aluno em uma nova era multidisciplinar que é exigida nos principais vestibulares do país, além de abordar temas e orientar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio em todas as suas particularidades. Os conteúdos de ciências exatas, biológicas e humanas são desenvolvidos por mestres altamente qualificados e atualizados com a nova realidade da educação. Prepare-se melhor para este desafio absorvendo o novo com a consciência de uma formação sólida, prática e objetiva.