Espera-se que o novo concurso Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) tenha oportunidades para técnico, analista e procurador.
O novo concurso Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) está autorizado desde 5 de julho de 2018 e é um dos estaduais mais aguardados pelos concurseiros. Uma das grandes dúvidas de quem almeja ingressar no órgão é: “Quando sairá o edital?”.
Até o momento, a assembleia não divulgou detalhes sobre o certame, nem com relação a quantidade de vagas e nem sobre a previsão de lançamento do edital.
Espera-se que o processo seletivo Alesp ofereça chances nas carreiras de técnico, analista e procurador. A expectativa é de que ele seja publicado ainda em 2019.
Inicie sua preparação para o concurso da Alesp
Até o momento foi revelado apenas que haverá vagas imediatas e de cadastro reserva para os cargos que pertencem ao seu quadro de pessoal, que é composto pelos três cargos anteriores.
Para técnico, há funções com exigência de níveis médio e/ou técnico, enquanto o analista apresenta especialidades que aceitam candidatos com formação superior em diversas áreas de atuação. A colocação de procurador do concurso Alesp requer ensino superior em direito e inscrição, há no mínimo dois anos, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O vencimento inicial oferecido no concurso Alesp é de R$ 6.642,70 para técnico e R$ 10.885,29 para analista. No decorrer da carreira, os servidores contam com reajustes salariais que apresentam 20 níveis.
Concurso Alesp: defasagem de pessoal
A abertura do concurso Alesp depende também da definição da quantidade de vagas e as especialidades dos cargos. Mas dá para ter uma noção das oportunidades que serão contempladas com base na quantidade de postos vagos.
Consta no site da Alesp que, no momento, há um déficit de 340 profissionais, sendo 86 analistas legislativos, dois procuradores e 252 técnicos legislativos.
Material de estudo para concurso da Alesp
Sobre Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) tem como atribuições: legislar, apresentando, discutindo e deliberando proposições legislativas instituindo normas para o cumprimento de direitos e deveres na sociedade, através de projetos de leis, moções, resoluções, emendas, decretos legislativos; fiscalizar e controlar, acompanhando a execução das ações e atos da Administração, tais como a execução orçamentária, contas, contratos e o cumprimento dos objetivos institucionais nas ações de governo; investigar, averiguando a ocorrência de ilícitos, em fatos determinados, propondo soluções, através das Comissões Parlamentares de Inquérito.