Você já pensou em estudar em uma escola particular de excelência como bolsista integral?
Ou ver o seu filho ou filha estudando em uma boa escola sem precisar ter custo para isso?
Acredito que esse seja o sonho de jovens que estão cursando o ensino fundamental e também de pais que desejam ver seus filhos tendo uma educação de qualidade.
Hoje vamos falar um pouco sobre um projeto que está contribuindo para que jovens se tornem protagonistas de suas próprias vidas.
O nome deste projeto é Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) que foi criado por entidade privada em 1999, sem fins lucrativos, que identifica jovens talentos de baixa renda, de 12 a 15 anos de idade, e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. Hoje o projeto está presente nas cidades de São Paulo, Cotia, São José dos Campos, Sorocaba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e tem cerca de 2.000 alunos ativos.
[thrive_leads id=’1777′]
O projeto têm dois programas: O projeto Alicerce e Bolsa Talento
Os alunos se inscrevem para este projeto quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental.
Os aprovados no processo seletivo participam de um curso preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º ano, e continuam frequentando a escola pública no contra turno. Os cursinhos são ministrados em turmas formadas especificamente para o projeto.
Vagas em Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro.
Os alunos se inscrevem para este projeto quando estão matriculados no 9º ano do ensino fundamental.
Os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral.
Vagas em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cotia e Sorocaba.
O objetivo principal do projeto é conceder bolsa de estudo para jovens talentos de baixa renda, para cursarem o Ensino Médio em uma escola particular de excelência parceira do projeto, com bolsa de estudo integral e até ajuda de custo com transporte e alimentação.
E ai gostou da idéia? Quer saber como participar do processo seletivo?
Calma! Agora vou colocar abaixo as etapas do processo seletivo do Ismart que acontece em 5 fases:
Nesta etapa o candidato que deseja participar do processo seletivo faz a inscrição diretamente no site Ismart gratuitamente, em seguida responde um Teste Online composto por questões de Língua Portuguesa e Matemática. Lembrando que todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias.
Após ser aprovado na primeira etapa, o candidato será submetido a um teste presencial que acontece em dia e horário marcado. Nesta etapa o candidato responderá a 20 questões de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.
Nesta etapa o candidato passará por uma entrevista com o orientador do projeto. É nesta fase que o Ismart entende os sonhos e objetivos do candidato e de acordo com os dados apurados direciona para estudar o ensino médio completo na escola que mais aproxima com seu perfil e objetivo profissional, preparando o aluno para o vestibular nas principais universidades dentro e fora do país.
O candidato terá a visita de um orientador do projeto, aonde o objetivo é conhecer a rotina do candidato, saber como a participação da família na sua vida acadêmica e avaliar a renda por pessoa da família. Lembrando que para participar do processo de seleção um dos pré-requisitos é ter uma renda por pessoa da família de até R$1.908,00 por pessoa.
O candidato passará por uma dinâmica em grupo, que tem como objetivo avaliar o desempenho e interação com outras pessoas.
Ufa! Quanta informação!
Muitas pessoas que desejam participar do projeto Ismart nos perguntam como podem se preparar para a primeira e segunda etapa do processo que é composta por teste online e presencial?
Neste momento eu costumo disser que tudo é possível, e que o primeiro passo é acreditar que você ou seu filho é capaz! Mas também é bom contar com a ajuda de quem já conhece o projeto e saberá como ajuda-lo para ser aprovado. Aqui eu costumo deixar uma dica de curso preparatório que tem como objetivo ajudar jovens do ensino fundamental a se preparar de forma correta e que contribua para sua aprovação!