Para concorrer ao cargo de aluno oficial da Academia do Barro Branco da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) é necessário possuir nível médio completo e idade de 17 a 30 anos. Salário inicial é de R$ 2,9 mil.
Quem pretende ingressar na Academia do Barro Branco, da PM SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) deve ficar de sobreaviso. Acontece que os preparativos para a realização do novo concurso para oficial 2019 foram retomados. A corporação publicou no diário oficial desta sexta-feira, 22 de março, a dispensa de licitação para a contratação da Fundação Vunesp como banca organizadora. Desta forma, o próximo passo é a assinatura do contrato, para que o edital de abertura de inscrições possa ser efetivamente publicado, o que deve ocorrer em breve.
Saiba como garantir sua vaga na Academia do Barro Branco
A seleção contará com uma oferta de 190 vagas, de acordo com autorização concedida no segundo semestre de 2018, pelo então governador Márcio França. Porém, os preparativos haviam sido suspensos desde 3 de janeiro, em decorrência do decreto 64.069, do governador João Doria, que suspendia a realização de concursos já autorizados, mas ainda sem editais publicados. O documento determina, em seu artigo dois, que “as autorizações de abertura de concursos públicos cujas inscrições ainda não tenham sido iniciadas deverão ser reavaliadas pelas respectivas secretarias de governo”.
Com a contratação da banca, o processo pode efetivamente ser retomado, permitindo agora dar maior celeridade ao concurso.
Para concorrer ao cargo de oficial do Barro Branco é necessário possuir ensino médio, idade de 17 a 30 anos (exceto para servidores da corporação) e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55 m para mulheres. A remuneração inicial da carreira é de R$ 2.988,06.
Torne-se um Oficial do Barro Branco
Atribuições do oficial do Barro Branco
Cabe aos servidores após o curso de oficiais, a gestão e comando de pessoas e análise e administração de processos, por intermédio da utilização ampla de conhecimentos na busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e direitos humanos, além de outras definidas em lei, por intermédio da conclusão com aproveitamento do bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do posto inicial de oficial.
Processo seletivo do concurso da PM SP 2019
A seleção para o ingresso no curso de oficiais da PM SP é composta de seis etapas, incluindo provas objetivas, exames de aptidão física, exames de saúde, avaliação psicológica, avaliação de conduta social e idoneidade, além de análise de documentos.
A parte objetiva costuma contar com 80 questões, sendo 26 sobre ciências humanas e suas tecnologias (8 de história, 5 de filosofia, 5 de sociologia e 8 de geografia), 34 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias (28 de língua portuguesa e 6 de língua inglesa ou espanhola) , 10 de matemática, 5 de noções de administração pública e 5 de noções básicas de informática.
Fonte: JC Concursos