Para concorrer ao cargo de aluno oficial da Polícia Militar de Barro Branco é necessário possuir ensino médio, com inicial de R$ 2,9 mil. Concurso agora aguarda nova análise por parte do governo para ter seu edital efetivamente publicado.
O novo concurso público da PM/SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) para o preenchimento de 190 vagas para o cargo de aluno oficial da PM de Barro Branco depende de novo parecer por parte do governador João Doria. A seleção foi autorizada em 28 de setembro, pelo então governador Márcio França. Porém, em 3 de janeiro, Doria publicou o decreto 64.069, que dispõe sobre medidas de redução de despesas com pessoal e encargos sociais. O documento determina, em seu artigo dois, que “as autorizações de abertura de concursos públicos cujas inscrições ainda não tenham sido iniciadas deverão ser reavaliadas pelas respectivas secretarias de governo”.
Tal condição não significa que os concursos não serão realizados, mas que as seleções autorizadas em 2018 pelo então governador Márcio França, que ainda não tenham editais publicados, deverão sofrer nova análise do ponto de vista orçamentário, o que deve atrasar a realização dos certames. Agora, o acompanhamento e avaliação das medidas adotadas pelo decreto deverão ser acompanhadas pelo Comitê Gestor da Secretaria de Governo. Somente após um novo parecer poderá ser efetivamente publicado o edital do novo concurso de oficiais.
Para concorrer é necessário possuir ensino médio, idade de 17 a 30 anos (exceto para servidores da corporação) e altura mínima de 1,60m para homens e 1,55 m para mulheres. A remuneração inicial da carreira é de R$ 2.988,06.
Concurso PM SP – Oficiais – Atribuições
Cabe aos servidores após o curso de oficiais, a gestão e comando de pessoas e análise e administração de processos, por intermédio da utilização ampla de conhecimentos na busca de soluções para os variados problemas pertinentes às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polícia comunitária e direitos humanos, além de outras definidas em lei, por intermédio da conclusão com aproveitamento do bacharelado em ciências policiais de segurança e ordem pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do posto inicial de oficial.
Concurso PM SP – Oficiais – Provas
A seleção para o ingresso no curso de oficiais é composta de seis etapas, incluindo provas objetivas, exames de aptidão física, exames de saúde, avaliação psicológica, avaliação de conduta social e idoneidade, além de análise de documentos.
A parte objetiva costuma contar com 80 questões, sendo 26 sobre ciências humanas e suas tecnologias (8 de história, 5 de filosofia, 5 de sociologia e 8 de geografia), 34 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias (28 de língua portuguesa e 6 de língua inglesa ou espanhola) , 10 de matemática, 5 de noções de administração pública e 5 de noções básicas de informática.
Fonte: JC Concursos