Search
Search
Close this search box.

De acordo com levantamento divulgado no último dia 28, maiores carências são para as áreas de educação, saúde e segurança. Somente para a área de educação, a necessidade é de 159 mil profissionais.

 

governo do Estado de São Paulo conta com nada menos do que 307.674 vagas em aberto em cargos públicos, somente para órgãos do poder Executivo estadual, que somente poderão ser preenchidas por meio de realização de novos concursos públicos. O quantitativo foi divulgado no último dia 28 de abril, por meio de relatório anual, considerando total de vagas preenchidas e em aberto até o dia 31 de dezembro de 2017. Desta forma, o quantitativo pode contar já com algumas alterações, em decorrência de novas oportunidades surgidas desde então ou algumas vagas preenchidas por meio de concursos já realizados. Agora, o preenchimento de todos estes postos depende de análise das condições financeiras e, eventualmente, posterior autorização governamental.

Como normalmente ocorre, as maiores necessidades de pessoal estão concentradas em três áreas específicas: educação, saúde e segurança.

 

Prepare-se agora mesmo, e seja aprovado!

 

Educação

Somente para a área de educação são nada menos do que 159.028 postos em aberto, sendo 128.145 somente para a própria Secretaria Estadual de Educação (SEE/SP). Além disso, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) encerrou o ano com 11.753 postos vagos. Nas universidades públicas, a Universidade de São Paulo conta com 16.015 vagas em aberto e a Universidade Estadual de Campinas, com 2.823. A Fundação para o Desenvolvimento da Educação registro uma carência de 292 servidores.

Saúde
A segunda área com maior demanda de servidores do funcionalismo público do estado é a de Saúde, com 68.419 vagas. A maior necessidade é para a própria Secretaria Estadual de Saúde que, sem realizar nenhum grande concurso desde 2010, conta com nada menos do que 57.550 vagas em aberto. Já o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) registra uma carência de 1.368 servidores e a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) conta com 1.195 vagas em aberto. Nos hospitais universitários, o Hospital das Clínicas encerrou o período com necessidade de 2.116 servidores, enquanto o HC de Ribeirão Preto apresentou carência de 1.649, o HC de Botucatu precisa de 594 e o de Marília, 3.703. A Fundação Pró-Sangue conta com 244 postos em aberto.

Segurança Pública

Em seguida, a terceira maior área com carência de pessoal é a da Segurança Pública, com necessidade de 34.620 profissionais. Na própria Secretaria de Segurança são 13.672 postos em aberto, enquanto a Polícia Militar fechou 2017 com necessidade de 9.150 servidores. Já a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária conta com defasagem de 11.740 profissionais. Com menores carências estão o Imesc, com apenas 24 postos em aberto e a Caixa Beneficente da PM, com 34.

Além disso, diversos outros órgãos públicos do estado contam com necessidade de pessoal. O Departamento Estadual de Trânsito(Detran), que já não conta mais com concurso em validade, conta com  1.173 vagas em aberto para os cargos de oficial e agente de trânsito. A Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp) encerrou o ano com 431 vagas em aberto. Já na Imprensa Oficial do Estado, a necessidade é de 393.  No Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) são 450 postos em aberto e na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa) são 2.331 vagas em aberto. Já a Fundação de Proteção ao Consumidor (Procon) apresenta carência de 489 servidores. Na Secretaria de Fazenda, que conta com dois pedidos para autorização de novos concursos, para os cargos de auditor e técnico fazendário, a necessidade é de 1.724 profissionais. Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) conta com déficit de 4.195 funcionários. Na Companhia do Metropolitano (Metrô) são 767 vagas em aberto e no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) são mais 339 postos para preenchimento. Por fim, a Defensoria Pública do Estado (DPE/SP) apresenta necessidade de 321 funcionários.

Fonte: JC Concursos

Posts Recentes

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo

Cadastre seu email e fique por dentro de nossos lançamentos,
promoções e novidades exclusivas.